Histórico

A E.E. Prof. Renato Braga  é a escola mais antiga da Diretoria de Ensino Sul 2. Criada em 1952 e instalada num barracão na Rua Aristodemo Gazzotti, com quatro salas de aula, ela foi a primeira instituição de ensino estadual do bairro Vila das Belezas.

O Decreto de criação é de 1952, embora a Diretoria de Ensino tenha conhecimento de que a escola exista desde 1950, não há registros desses dois anos, apenas o relato de uma ex-funcionária aposentada chamada Vilma Lopes. Segundo ela, a escola iniciou em 1950 num barracão de madeira instalado na esquina da Estrada de Itapecerica com a Rua Luciano Silva, onde hoje funciona a padaria da Vila das Belezas. Esse terreno era propriedade de seu pai.

Em 1952, data da criação, o Grupo Escolar Bairro das Belezas passou a funcionar num barracão de madeira na Rua Aristodemo Gazzotti. Através da primeira ata, datada de 1952, é possível verificar que o primeiro mobiliário da escola foi emprestado pelo Grupo Escolar de Santo Amaro, pois a escola foi aberta com quarenta alunos matriculados em cada sala de aula, mas o convênio não entregou o mobiliário.

No dia 25 de agosto de 1961 o então chamado, Grupo Escolar Prof. Renato Braga, em homenagem ao antigo diretor do G.E. Santo Amaro, mudou-se para outro barracão na Rua Josefina Moretti, endereço atual da E.E. Alberto Badra. Em 1970 foi decretado a criação do ginásio. Em 1972 ela passou a chamar-se “Unidade Integrada de Ensino Prof. Renato Braga” por tratar-se da integração de grupo e ginásio.

A escola sempre teve problemas de espaço, a demanda era maior que a capacidade física. No livro de atas é possível verificar que na década de 70 algumas salas funcionavam em salas emprestadas pela igreja local. Segundo relato da Sra. Vilma Lopes, foi a Diretora Julieta Correia Frevesben que se empenhou em procurar outro terreno para as novas instalações da escola e foi em sua gestão (1980) que ela passou a funcionar em seu endereço atual na Rua Arthur Bliss. Antes um campo de futebol onde o pai de Dona Vilma e seus amigos organizavam campeonatos para a comunidade.

Essa escola era muito conceituada na Diretoria de Ensino, era sede das reuniões de Diretores, local de atribuições de aulas, cursos de capacitações, entre outros eventos que exigiam espaço. Começou com curso primário, mas formou muitos professores em seu curso de Magistério, além de contar com Centro de Línguas. Foi considerada Escola Padrão e amargou um período de abandono e depredação causado por trocas constantes em sua gestão administrativa.

Com a administração de Claudinei Moreira a E.E. Prof. Renato Braga voltou a se reerguer, não só através de reformas como também projetos pedagógicos.

Em 2020 a E.E. Renato Braga entrou em um novo momento. A partir desse ano, a escola faz parte do Programa Ensino Integral. A implementação desse programa se torna um divisor de águas, pois, além da mudança da carga horária, também há a mudança na grade curricular e na proposta pedagógica da escola. O Programa Ensino Integral foi adotado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2012 e até 2019 havia apenas duas escolas no Programa na Diretoria de Ensino Sul 2, agora a terceira é a Renato Braga. Com a adoção do Programa, a escola passa a ter apenas um período, o integral, com nove aulas diárias. Na grade curricular, além das disciplinas da Base Nacional, os alunos também passaram a ter Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Eletivas, Clube Juvenil, Orientação de Estudos, Nivelamento de Língua Portuguesa e Matemática e Práticas Experimentais. Essas novas disciplinas são ministradas por professores altamente qualificados.

A equipe da E.E. Renato Braga acredita que uma escola pública, laica e de qualidade é possível, necessária e um direito de todo cidadão.