Por: Mariana Fonseca, Sophia Viana, Gabriel, Emily Heloisa e Jeniffer Oliveira
A energia é um dos fatores que estão mais presentes na vida dos seres humanos desde eras atrás. É necessário entender como usar esse aspecto tão importância de forma racional, ou seja, sem que haja desperdícios desnecessários tornando uma energia bem utilizada e eficiente.
O consumo de energia elétrica deve ser usada de forma consciente pois além de desenvolver os hábitos sustentáveis, também contribui na diminuição de impactos no planeta. Entretanto, acabamos parando para pensar nesse aspecto quando vemos as contas mensais da casa.
Alguns exemplos de eletrodomésticos que mais consomem recursos são aqueles que transformam energia elétrica em térmica, como por exemplo: chuveiro, máquina de lavar, micro-ondas, secador entre outros.
Durante a pandemia o consumo de energia aumentou drasticamente, sendo assim, o correto a se fazer é economizar de várias formas: trocando as lâmpadas incandescentes pela lâmpada de led (que além de ter mais duração, dá menos gastos; diminuir o tempo de banho e tomar banhos menos quentes; lavar roupa com menos frequência; desligar as luzes quando não estiver ninguém no ambiente; utilizar os fios corretos na parte elétrica da casa pois ajuda a economizar energia e etc.
Sendo assim deve se estar atento à utilização da energia que de muitas formas pode ser afetada, causando consequências que acabam saindo muito caro para o nosso bolso, até mesmo uma fiação elétrica incorreta aplicada na casa gera inconveniência que atrapalham muito a eficiência da distribuição da energia na residência.