Vem aí o Grêmio RB 2021 – Faça a inscrição da sua chapa.

Atualmente a rede pública de ensino conta com 3.380 Grêmios Estudantis formados por alunos das escolas, que são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania. Por meio dos grêmios, os jovens podem exercer a participação democrática na sociedade, além de desenvolver o espírito de liderança e responsabilidade.

Para desempenhar seu papel democrático monte uma chapa até o dia 5 de março e encaminhe os dados pelo formulário abaixo. Cada chapa deve conter de 8 a 10 integrantes, com alunos de todos os grupos do rodízio de aulas (A, B, C e D).

A eleição ocorrerá entre os dias 12 e 29 de março, obedecendo a presença dos grupos formados para o rodízio de aulas.

Dúvidas Comuns:

1) Qual a função do Grêmio?

Por meio do Grêmio, os estudantes ganham voz e conseguem levar reclamações e sugestões à gestão da escola.

O Grêmio Estudantil pode organizar eventos esportivos, festas e atividades voltadas às datas comemorativas. Nesse momento é importante a criação de atividades que sejam apropriadas para o contexto de pandemia.

Fazer parte do Grêmio da sua escola é uma forma de participar ativamente da sociedade, pensando em formas de trazer a comunidade para a escola. Esta é uma verdadeira experiência de cidadania, pois se aprende importantes atividades na prática. Como organização financeira, falar em público, tomar decisões, lidar com diversas opiniões, expor suas ideias e organizar eventos.

 

2) Qual a autonomia do Grêmio?

O Grêmio tem autonomia para elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola. Para executá-las, no entanto, o grupo deve contar com o apoio e a autorização da direção ou do Conselho de Escola. O grêmio tem direito de participar da organização do calendário escolar e deve articular e negociar os interesses junto à direção.

De acordo com levantamento do Núcleo de Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos (Nuart), entre os mais de 3,3 mil grêmios atuantes em escolas estaduais, 29% dos grupos têm como foco organizar atividades esportivas. Outros 27% se dedicam na promoção de eventos culturais dentro e fora da unidade de ensino. O entretenimento é responsável pela atenção de 12% dos grêmios.

 

3) O que é possível fazer com os recursos financeiros captados pelo Grêmio Estudantil?

É possível utilizar os recursos para organizar e promover atividades ou eventos do Grêmio. Como por exemplo, comprar um computador para a sala do grupo, promover uma excursão para um museu, entre outros. Nenhum membro do Grêmio pode ser remunerado. A participação é voluntária!

 

4) O que acontece com os bens materiais que o Grêmio adquire depois que uma diretoria encerra seu mandato?

Quando uma diretoria encerra seu mandato, os bens adquiridos permanecem no Grêmio Estudantil. Os bens serão averiguados pelo diretor e pelo Conselho Fiscal (três alunos eleitos pelo Conselho de Representantes de Classe). É muito importante a transparência no gerenciamento e o incentivo à participação dos alunos nas decisões de aplicação dos recursos financeiros.

 

5) Os integrantes do Grêmio podem sair da sala de aula quando houver necessidade?

A orientação dada aos grêmios é que evitem marcar reuniões e atividades em horários de aula. Quanto mais envolvidos com as disciplinas, com os professores e com a escola em geral, mais o grêmio saberá que propor e aprimorar. Em casos urgentes, com autorização do professor ou da direção da escola, é possível a saída de um membro.

 

6) Quais as funções dos integrantes do Grêmio?

6) Quais as funções dos integrantes do Grêmio?

Presidente e Vice-Presidente

Como em qualquer organização, o Presidente é a cara do grupo. É ele quem representa o Grêmio dentro e fora da escola em manifestações e palestras, por exemplo. Sua função é também presidir as reuniões do Grêmio e assinar os documentos oficiais.

Já o Vice-Presidente é o substituto e braço direito do Presidente, auxiliando-o sempre que necessário.

 

Secretário-Geral

O Secretário-Geral é quem faz convites às reuniões, faz as atas registrando tudo que foi debatido, e mantém os documentos em ordem. Além disso, ele escreve e assina, junto com o Presidente, a correspondência do Grêmio.

 

Tesoureiro-Geral

Esta é a pessoa que cuida do patrimônio do Grêmio. Afinal, para organizar eventos e campeonatos, é necessário ter dinheiro. O Tesoureiro-Geral tem que manter um controle de todos os ganhos e gastos do grupo, pois ao final do mandato, esse documento deve ser apresentado.

 

Diretores

Diretor Social: organiza festas promovidas pelo grêmio; zela pelo bom relacionamento do grêmio com os estudantes, com o colégio e com a comunidade.

Diretor de Comunicação: responde pela comunicação da diretoria com os estudantes e do grêmio com a comunidade; mantém os membros do grêmio informados dos fatos de interesse dos estudantes. Cria campanhas de divulgação dos eventos.

Diretor de Esporte e Lazer: coordenar e orienta as atividades esportivas dos estudantes; incentiva a prática dos esportes, organiza campeonatos internos e externos.

Diretor de Cultura: promove a realização de shows, conferências, exposições, recitais, concursos, palestras e outras atividades de natureza cultural; mantém relações com entidades de natureza cultural.

Diretor de Políticas Educacionais: coordena e orienta as atividades em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos; mantém parcerias com as demais entidades de representação dos estudantes; mantém parcerias com entidades do meio educacional.

 

Coordenadores de Relações Sociais com o CMSP

Articula as ações dos colegiados nas escolas com as premissas e objetivos do CMSP e do CONVIVA-SP, participando
ativamente na elaboração e fortalecimento do MMC (Método de Melhoria da Convivência), além de atuar como um multiplicador das boas práticas para seus pares em toda a rede. Para isso, o Coordenador de Relações Sociais poderá contar com o Canal Grêmio CMSP, no aplicativo do Centro de Mídias, para interagir com seus pares por meio do chat, e conferir conteúdos exclusivos, voltados para a o desenvolvimento, organização e divulgação de ações dos grêmios, e pautas formativas, fortalecendo o protagonismo estudantil e criando um espaço integrado de reflexão democrática para os estudantes.

Assista:

INSCREVA SUA CHAPA.