Símbolos

BRASÃO

cropped-rb_icon.png

O brasão da E. E. Prof. Renato Braga é fruto de um concurso realizado em 1996, promovido pela Secretaria de Educação, que premiou cada escola com uma bandeira, onde a imagem escolhida estava estampado nela. O aluno autor do brasão escolhido foi Claudemir Gomes Lemos, na época cursando a 8ª série.

Sua representação inclui a bandeira de São Paulo, realçando o fato de se tratar de uma escola estadual. Apresenta duas tonalidades da cor azul, que tornou-se  o padrão da instituição e se encarrega de simbolizar a confiança, sabedoria e inteligência, representadas por essa cor.

A pomba no topo do brasão tem como representação, aquilo que o homem possui de imperecível e impalpável, um princípio vital, a alma.

Em 2004, o símbolo que existia apenas na bandeira foi digitalizado pelo Professor Izaías Correia, passando a constar nos documentos oficiais da Escola.


BANDEIRA

bandeira_rbraga

A primeira bandeira da E. E. Prof. Renato Braga foi confeccionada em 1996, por conta do concurso para a criação do brasão escolar.

Ela leva, além do escudo que representa a instituição de ensino, faixas horizontais  azul escuro e um círculo divido em duas partes, enfatizando as tonalidades da cor azul usadas no brasão.


UNIFORMES

uniforme1

Entre as variedades de uniformes usadas ao longo dos anos destaque a camisa com gola azul e detalhes brancos, que levava estampa no peito a bandeira da escola. O uniforme ficou em uso entre os anos de 2002 a 2008. No ano seguinte recebeu variações de cores sendo usadas camisas laranjas e azuis.

uniforme2

Agora com a gola em V o uniforme adotado entre os anos de 2010 e 2017 levava o brasão da escola estampado no peito e tinha detalhes azuis nas mangas e na gola. Recentemente foi substituído por uma versão onde retoma a ideia da bandeira estampada no peito.